sexta-feira, 28 de agosto de 2015

talvez corrija

s.m. Ação ou efeito de arrepender-se.Remorso ou mágoa por se ter cometido um mal; contriçãoAção de mudar de opinião ou de comportamento em relação ao que já aconteceu





Sempre achei o conceito de arrependimento interessante. Diferente de remoso, onde mesmo ressentido não há mudança de atitude, o arrependimento requer uma mudança de atitude em relação ao comportamento anterior. É uma palavra forte. Arrepender-se de suas atitutes ou pensamentos requer coragem. Sempre é ruim, para quem quer que seja, reconhecer "Estou errado". E é ainda mais difícil a mudança de atitude depois do reconhecimento do erro.

Muitas vezes nós ficamos apenas ressentidos, por mais que tenhamos consciência do erro, e até queremos mudar, de verdade... Mas mudança real, além de ser difícil de acontecer, quando acontece é gradual. E, normalmente, nada espera pela nossa mudança, e quando mudamos já é tarde.

Então sempre divago sobre a serventia do arrependimento já que ele mesmo não muda nada. "Não vale de nada o arrependimento?". Não. Não vale. Arrepender-se não trará de volta a situação que erramos. De jeito nenhum. Principalmente quando se trata de relações interpessoais.

Porém, o arrependimento nos traz um bem que, provavelmente, é melhor do que voltar e consertar tudo magicamente. Arrepender faz com que nós não vivemos aquilo de novo, pois o arrependimento só vem quando enfrentamos consequências pelas nossas ações. Arrepender-se e, principalmente, MUDAR faz com que as situações que nos colocaram nessa condição não apareçam mais.

Então, dói... mas vale a pena arrepender-se e mudar?